Automutilação

Um problema que ocorre não só com adolescentes, mas com pessoas de todas as idades. Creio eu, que a intenção ao fazer isso é 'calar a dor'. Muitas vezes as pessoas sofrem com medos, constrangimentos, problemas e resolvem agir se automutilando e castigando. Ocorre também devido à toda a pressão interna que sentem e por vezes, acham que a única maneira de aliviar é causar a dor externa. Resolvi aprofundar esse assunto que vive tão presente na nossa sociedade.


O problema 
 Automutilação (AM), é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente tem como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Bordeline. As formas mais freqüentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.

Definindo
Automutilação refere-se a comportamentos onde demonstráveis feridas são auto-infligidas. Uma crença comum diz que esse é um método de busca de atenção, entretanto, na maioria dos casos esse fato é equivocado. A maioria das pessoas que se automutilam estão bastante conscientes de suas feridas e cicatrizes, e tomam atitudes extremas para esconde-las dos outros. Eles podem oferecer explicações alternativas para suas feridas, ou tampar suas cicatrizes com roupas. Automutilação, nesses indivíduos, não está associada ao suicídio ou para-suicídio. A pessoa que se automutila não está, usualmente, querendo interromper sua própria vida, mas sim usando esse comportamento como um modo de cooperação para aliviar dor emocional e desconforto. Também pode ser usado como substituição de dores corpóreas, isso é uma dor maior para substituir uma dor menor.

 Perfil
 O automutilador tende a ter grandes dificuldades para se expressar verbal ou emocionalmente, portanto, não consegue falar publicamente sobre suas angustias nem chorar diante de outras pessoas. Há relatos de pessoas que com o passar do tempo sentem-se incapazes de chorar até mesmo quando estão sozinhas. Essa dificuldade de expressão acaba, em muitos casos, sendo um forte fator que desencadeia o comportamento automutilador. Alguns indivíduos afirmam que escrever (textos, poemas, contos, músicas, etc.) lhes parece de grande ajuda, como uma forma de expressar suas emoções, o que não conseguem fazer de outras formas. Desse modo, a necessidade de se automutilar diminui significantemente.
Não possui amor próprio e usualmente define a sí mesmo como sendo "um lixo humano, uma criatura insuficiente e fracassada, que não tem direito de conviver com os demais". Desse modo, alguns tendem a se afastar da família e dos amigos, buscando poupa-los do mal, que presumem ser, a sua presença. Com o tempo, se veem executando sozinhos, atividades que costumava fazer em grupo.
Geralmente afirma automutilar-se com a intenção de interromper uma dor emocional,n(uma dor corpórea )muito forte. A maioria alega se tratar "de uma espécie de troca, da dor física pela dor emocional", afirmam. Além disso, vários automutiladores se ferem também como uma forma de punição, por se sentirem insuficientes e fracassados, "Um lixo humano", como eles próprio se definem. Dentre outras razões. Todos eles descrevem o desejo automutilador como algo incontrolável, como um vício do qual, ainda que queiram, não conseguem se libertar.
Logo após uma crise, em que o automutilador fere o próprio corpo ou apresenta qualquer outro comportamento autoagressivo, o sentimento que permanece é, geralmente, de culpabilidade. O indivíduo geralmente chora muito e a sensação de fracassso é extrema.
Possui extrema dificuladade em falar sobre sí mesmo, principalmente sobre a doença.
Constantemente se descobre buscando feridas ou cicatrizes nos pulsos de outras pessoas, talvez como uma forma de não sentir-se tão só.
Alguns abandonam qualquer tipo de atividade em que seja necessária a exibição do corpo, como ir a praia ou a um clube, para que suas feridas e cicatrizes permaneçam ocultas e, desse modo, não tenham que falar sobre o problema nem corram o risco de serem impedidos de praticá-lo.
Não possui qualquer espectava com relação ao seu futuro, pois se considera incapaz de alcançar qualquer coisa realmente boa. Razão pela qual se surpreende muito quando alcança grandes feitos, como passar no vestibular ou conquistar o amor incondicional de alguém que lhes interesse. Ainda que acontecimentos do gênero lhe seja de grande benefício, não são o bastante para que abandone as práticas autoagressivas. O que o retorna á mesma falta de expectativas a respeito da vida.
Quando o indivíduo consegue superar a doença, o primeiro problema com que se depara é a sensação de vazio. Muitos ex-automutiladores afirmar que se tornaram incapazes de qualquer sentimento comum ao ser humano, como ódio, raiva, indignição, medo, insegurança, alegria, amor, etc. Sentem-se apáticos e desinteressados com relação a qualquer assunto que os rodeie. "Se alguem morresse do meu lado, eu não daria a mínima", afirmam. Essa sensação tem sido observada em vários indivíduos, porém, não se estende por muito tempo. Ainda que tenha alguma recaída, o ex-automutilador tende a sentir cada vez menos falta do comportamento autoagressivo e, com o tempo, o abandona completamente.
Essas pessoas acham que se cortando passa a dor emocional (ex. ódio, raiva, medo, culpado e etc.), mas a unica coisa que acontece é que passa a dor emocional mas começa a dor física. Muitas pessoas dizem assim "eu não sei" a quando és perguntada por familiares ou por amigos.

 Formas de automutilação
Uma forma comum de AM envolve fazer cortes na pele dos braços (comumente o pulso esquerdo), pernas, abdômen, coxas, etc. O número de métodos automutilantes se restringe à criatividade do indivíduo. Os locais de lesão são, geralmente, áreas escondidas de uma possível detecção por outras pessoas.
Exemplos de formas de automutilação, além de se cortar:
Esmurrar-se, chicotear-se
- Enforcar-se por alguns instantes
- Morder as próprias mãos, lábios, língua, ou braços
- Apertar ou reabrir feridas 
- Arrancar os cabelos 
- Queimar-se, incluindo com cigarro, produto químicos (por exemplo, sal e gelo)
- Furar-se com agulhas, arames, pregos, canetas
- Beliscar-se, incluindo com roupas e clips para papel
- Ingerir agentes corrosivos, alfinetes
- Envenenar-se, medicar-se (por exemplo, exagerar na dose de remédios e/ou álcool), sem intenção de suicídio.

Auto-lesão entre indivíduos com distúrbios de desenvolvimento (por ex., autismo, retardamento, inteligência limítrofe) envolve, geralmente, ações relativamente simples, tais como bater a própria cabeça contra a parede, esmurrar superfícies duras e morder-se. É comum desenvolverem pica, que corresponde a um transtorno onde o afetado engole substâncias/objetos que não são comestíveis.

Possíveis Causas
A automutilação é usualmente associada ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)], porém, grande parte dos automutiladores não sofrem desse transtorno de personalidade. A doença tem acometido cada vez mais pessoas e, nos dias atuais, tem sido observada sua crescente associação a problemas como Depressão, Transtorno Bipolar, Síndrome do pânico, Bulimia, Anorexia, Bullying, dentre outros.

Tratamento
A associação psicoterapia e medicação tem se mostrado eficaz nos casos de automutilação. A psicoterapia, nestes casos, tem como um dos objetivos ajudar o paciente a identificar outras formas de lidar com frustrações, que sejam mais eficazes do que seu comportamento. Ainda não há medicação específica indicada para que o paciente pare de se mutilar, entretanto, a medicação pode ser indicada para alívio dos sintomas depressivos e ansiosos que podem colaborar para a manutenção do comportamento. Há também medicações que são usadas para diminuir a impulsividade e que ajudam o paciente a resistir a vontade de se machucar, caso esta apareça. O ideal é procurar um bom profissional, um psicólogo ou psiquiatra, que possa identificar as causas do problemas no paciente e trata-las. Porem, é importante que essa iniciativa parta do próprio paciente, não sendo indicado força-lo a situção, o que poderia agravar o seu quadro. O melhor, é que a família e os amigos o incentivem a procurar voluntariamente a ajuda médica, e facilitem o acesso. O automutilador necessita, sobre tudo, do apoio da família e dos amigos, ele precisa desesperadamente sentir-se amado.

Espero ter ajudado! Tudo o que foi mostrado foi retirado de fontes seguras e minha humilde participação, encontra-se no 1° parágrafo, onde usei minhas próprias palavras :)

0 comentários: